quarta-feira, 11 de março de 2015

Se eu creio, logo, eu não tenho escolha!!

Um homem foi acusado por assassinato e está agora perante o juiz que da o veredicto: Culpado! De repente entra alguém no tribunal e lhe propõe milagrosamente uma oportunidade de absolvição. Este homem então lhe pergunta se ele livremente aceitaria ser salvo ou condenado! O réu surpreso responde:

 -E eu tenho escolha?

É óbvio que qualquer pessoa escolheria ser absolvido pois jamais alguém em pleno juízo, vendo sua condenação a poucos passos, aceitaria de boa vontade ser condenado.

Hoje em dia, em nossos evangelismos modernos, acontece quase a mesma coisa. Pregar o evangelho de nossa salvação e perguntar as pessoas se elas escolhem serem salvas por Cristo é muito comum, pois não se é mais apresentado a realidade da glória de Deus e a real condenação dos pecadores. Sendo assim, o nosso ouvinte não sabe que está condenado sem Cristo e lhe é informado quase um Cristo que veio somente para melhorar a sua vida, prosperar e não para salvá-la da merecida condenação. Quando deixamos à alguém uma escolha, dizemos inconscientemente a ela, que aceitar a Cristo não é algo urgente e necessário. 

Imaginemos por um momento que estamos diante uma pessoa que acabou de confessar sua fé em Cristo de todo seu coração ao ouvir uma mensagem bíblica do Evangelho! Para esta mesma pessoa Cristo é sua única fonte de esperança e salvação pois ela se via condenada em seus pecados e totalmente separada Deus! Agora imaginemos que alguém surge do nada e pergunta a esta pessoa tão maravilhada, se ela deseja livremente aceitar a Cristo em seu coração ou rejeitá-lo! Para muitas pessoas, este tipo de pergunta soaria muito comum, mas para aqueles que entenderam realmente que estavam em uma condição de réu e que Cristo é sua única esperança de salvação, este tipo de pergunta pode soar ridícula e manifestar uma ideia de que o questionador não acredita realmente que o novo convertido tenha de fato crido na mensagem!


Uma vez que eu venho a crer, logo, eu não tenho escolha a não ser me render a Cristo como minha única fonte de salvação! Se alguém ouviu o Evangelho, e consequentemente, decidiu por sua livre e espontânea vontade não aceitar a Cristo em sua vida, isso demonstraria primeiramente que ele não creu na mensagem anunciada, e não, que ele escolheu por seu livre arbítrio rejeitar tão maravilhosa salvação!

Se Deus decretasse que nossa salvação viesse a depender unicamente de nossas escolhas ou nosso livre arbítrio, com certeza todos nós estaríamos perdidos. Mas graças a Deus que nossa salvação não provém de nossas escolhas, mas da fé que Ele nos concedeu gratuitamente em seu filho, pois nossa salvação pertence à Deus. 

O único homem que um dia teve a real escolha entre a absolvição e a condenação e o decidiu livremente ser condenado por amor, este foi Jesus Cristo morrendo por todos nós, os que creem e não os que escolhem. Se ele morreu por mim, como posso eu negar tão grande salvação?


Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes. Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.João 6:36-41